Autora: Ingrid Andrade Constantino- Graduada da Ginga dos Ventos
A capoeira descreve bem nossos sentimentos, aos sons do berimbau ela faz com que nós nos transpareçamos, fazendo com aqueles que amam a capoeira mostre a todos a felicidade que se sente ao jogá-la, deixando que a música movimente seu corpo.
Aqueles que a amam se sentirão só em estar na roda, pois só uma simples mandinga e brincadeira num jogo, já te liberta do estresses e preocupações; a boa sensação de ajudar um companheiro na bateria, em ser útil a alguém, essa é uma parte do poder que ela tem.
A capoeira é o jogo de expressões e sentimentos divididos na roda, não é só um simples esporte ou uma defesa, ela é a pilastra que te levanta de uma solidão e faz você esquecer os terríveis acontecimentos que as pessoas fazem uma com as outras, faz você esquecer tudo que há no mundo, pois a capoeira não só foi uma luta de libertação, ela é até hoje, para quem ama a capoeira, por ela trazer alegria e tirar risadas uns dos outros, sempre apoiando um companheiro e sempre mantendo o respeito, a capoeira é mais que uma escola, é uma família, que não desiste de você, é por isso que digo que para muitos, ela é nossa libertação!
A capoeira me dá forças para permanecer no mundo, pois quando vejo a maldade das pessoas, quando sofro com alguém, só a capoeira e a minha família, que me mostra a bondade, a decência, a solidariedade, o carinho. E só eles são quem me dá esperança para continuar a caminhar nessa vida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário