A provável origem da capoeira é de que ela seja
afro-brasileira. Os negros escravos trazidos da África para o Brasil
desenvolveram a arte da capoeira em solos brasileiros.
Muniz Sodré comenta
que: “A questão do começo, é um falso problema, na capoeira em geral, o
importante não é o começo, a data histórica não tem tanto interesse assim, mas
sim o princípio, quais são as condições que a geraram e que a mantém em
expansão, isto é, o conjunto de condições de condições e circunstâncias
históricas e culturais para que aquele jogo tenha se expandido. No caso da
capoeira, o começo é brasileiro, mas o princípio, tanto o fundamento, a
historicidade, quanto o mito é africano”. (trecho extraído do livro:
Fundamentos da Malícia- Nestor Capoeira).
Zumbi foi um líder escravo, o rei do Quilombo dos
Palmares. Zumbi sem dúvida nenhuma foi um valente guerreiro que se utilizava
não somente de armas brancas e armas de fogo, como também era um feroz lutador
corporal, mas não se tem provas de que ele foi um capoeirista. Zumbi foi um
militante, que defendeu com a sua própria vida a Libertação, a Igualdade e a
não exploração da raça negra.
Algumas características da Capoeira Angola: Estilo de caráter
lúdico, teatral, jogo rasteiro lento que busca sempre o rosto do adversário,
neste estilo de capoeira são utilizadas as chamadas, paradas de angola, o passo
a dois. Apesar de ser um jogo lento, é uma luta que pode ser fatal.
Algumas características da Capoeira Regional: Estilo de caráter
Competitivo luta, contato, com golpes velozes e objetivos, jogo alto, com
quedas bruscas, presença de movimentos de cintura desprezada (balões).
Formação da bateria da Capoeira Angola: Três Berimbaus
(gunga, médio e viola), dois pandeiros e um atabaque.
Formação da bateria da Capoeira Regional: Um berimbau médio e
dois pandeiros, um de cada lado do berimbau, essa formação se dá o nome de
“charanga”.
Maltas: Bandos ou grupos de capoeiristas, que
espalhavam terror pela sociedade, não eram somente os negros que faziam parte
destas maltas, os brancos excluídos da sociedade, também faziam parte destes
grupos, as principais maltas do Rio de Janeiro eram os Guaiamuns e Nagoas.
O termo iê é utilizado para: pedido de atenção, alerta,
separar agarramento, para iniciar e terminar a roda e o jogo da capoeira, para
comprar o jogo, para iniciar uma cantiga e serve como coro cantado nas
ladainhas, chulas, quadras e corridos.
Musicalidade: É através da música, dos toques, dos ritmos
dos instrumentos e das palmas, que se determina o estilo de jogo, que vai ser
realizado, a capoeira é a única luta que se utiliza da música para a sua
prática. A musicalidade da vida á capoeira e proporciona um caráter lúdico ou
desafiador, dependendo da ocasião, além de mandar recados, ou seja, de falar
aos membros da roda, através das letras das músicas.
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