Acredita-se a capoeira pode e deve ser ensinada globalmente, deixando que o educando, busque a sua identificação em quaisquer destas enumerações que veremos a seguir.
Ribeiro (1992),concebe capoeira das seguintes maneiras:
CAPOEIRA LUTA: Instrumento de defesa pessoal, afro- brasileira. Deverá ser ministrada com o objetivo de combate e defesa.
CAPOEIRA DANÇA E ARTE: A se faz presente através da música, ritmo, canto, instrumento, expressão corporal e criatividade dos movimentos. É também um riquíssimo tema para as artes plásticas, literárias e cênicas. Na dança, as aulas deverão ser dirigidas no sentido de aproveitar os movimentos de capoeira, desenvolvendo flexibilidade, agilidade, destreza, equilíbrio e coordenação motora, indo em busca da coreografia e da satisfação pessoal.
CAPOEIRA FOLCLORE: É uma expressão popular que faz parte da cultura brasileira, e que deve ser preservada, promovendo a participação dos alunos, tanto na parte prática como teórica.
CAPOEIRA ESPORTE: Como modalidade desportiva, institucionalizada em 1972, pelo conselho nacional de desportos, ela mesma deverá ter um enfoque especial para competição, estabelecendo-se treinamentos físicos, técnicos e táticos.
CAPOEIRA EDUCAÇÃO: Apresenta-se como um elemento importantíssimo para a formação integral do aluno desenvolvendo o físico, o caráter, a personalidade e influenciando nas mudanças de comportamento. Proporciona ainda um autoconhecimento e uma análise crítica das suas potencialidades e limites.
CAPOEIRA LAZER: Funciona como prática não formal, através das “rodas” espontâneas, realizadas nas praças, colégios, universidades, festas de largo e etc, onde há uma troca cultural entre os participantes.
CAPOEIRA FILOSOFIA: Entre muitos fundamentos, trás uma filosofia de vida que prega o respeito ao próximo e aos mais velhos, estes que por sua vez possuem um grau maior de sabedoria. Muitos são os adeptos que se engajam de corpo e alma criando dessa forma uma filosofia de vida, tendo a capoeira como símbolo e até mesmo usando-a para a sua sobrevivência.
CAPOEIRA TERAPIA: O esporte exerce um papel fundamental no desenvolvimento, que se refere ao corpo e funcional de todo indivíduo. Para o portador de deficiência, respeitando-se as suas limitações e capacidades, o esporte tem importância inquestionável. A capoeira vem tendo destaque muito grande, não só como esporte, mas, no caso dos portadores de deficiência, ela atua, verdadeiramente, como terapia. Considerando sempre a etapa mental, cronológica e motora do indivíduo, propicia um desenvolvimento orgânico mais satisfatório, melhora o tônus muscular, permite maior agilidade, flexibilidade e ampliação dos movimentos. Auxilia o ajuste postural, bem como o esquema corporal , a coordenação dinâmica e, ainda, desenvolve a agilidade e força. Vale ressaltar que a capoeira proporciona a liberação de sentimentos como a agressividade e o medo, levando o ser humano a adquirir uma condição física mais satisfatória e um comportamento mais socializado.
Ribeiro (1992),concebe capoeira das seguintes maneiras:
CAPOEIRA LUTA: Instrumento de defesa pessoal, afro- brasileira. Deverá ser ministrada com o objetivo de combate e defesa.
CAPOEIRA DANÇA E ARTE: A se faz presente através da música, ritmo, canto, instrumento, expressão corporal e criatividade dos movimentos. É também um riquíssimo tema para as artes plásticas, literárias e cênicas. Na dança, as aulas deverão ser dirigidas no sentido de aproveitar os movimentos de capoeira, desenvolvendo flexibilidade, agilidade, destreza, equilíbrio e coordenação motora, indo em busca da coreografia e da satisfação pessoal.
CAPOEIRA FOLCLORE: É uma expressão popular que faz parte da cultura brasileira, e que deve ser preservada, promovendo a participação dos alunos, tanto na parte prática como teórica.
CAPOEIRA ESPORTE: Como modalidade desportiva, institucionalizada em 1972, pelo conselho nacional de desportos, ela mesma deverá ter um enfoque especial para competição, estabelecendo-se treinamentos físicos, técnicos e táticos.
CAPOEIRA EDUCAÇÃO: Apresenta-se como um elemento importantíssimo para a formação integral do aluno desenvolvendo o físico, o caráter, a personalidade e influenciando nas mudanças de comportamento. Proporciona ainda um autoconhecimento e uma análise crítica das suas potencialidades e limites.
CAPOEIRA LAZER: Funciona como prática não formal, através das “rodas” espontâneas, realizadas nas praças, colégios, universidades, festas de largo e etc, onde há uma troca cultural entre os participantes.
CAPOEIRA FILOSOFIA: Entre muitos fundamentos, trás uma filosofia de vida que prega o respeito ao próximo e aos mais velhos, estes que por sua vez possuem um grau maior de sabedoria. Muitos são os adeptos que se engajam de corpo e alma criando dessa forma uma filosofia de vida, tendo a capoeira como símbolo e até mesmo usando-a para a sua sobrevivência.
CAPOEIRA TERAPIA: O esporte exerce um papel fundamental no desenvolvimento, que se refere ao corpo e funcional de todo indivíduo. Para o portador de deficiência, respeitando-se as suas limitações e capacidades, o esporte tem importância inquestionável. A capoeira vem tendo destaque muito grande, não só como esporte, mas, no caso dos portadores de deficiência, ela atua, verdadeiramente, como terapia. Considerando sempre a etapa mental, cronológica e motora do indivíduo, propicia um desenvolvimento orgânico mais satisfatório, melhora o tônus muscular, permite maior agilidade, flexibilidade e ampliação dos movimentos. Auxilia o ajuste postural, bem como o esquema corporal , a coordenação dinâmica e, ainda, desenvolve a agilidade e força. Vale ressaltar que a capoeira proporciona a liberação de sentimentos como a agressividade e o medo, levando o ser humano a adquirir uma condição física mais satisfatória e um comportamento mais socializado.
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