Esta matéria a seguir
foi escolhida a dedo, para vocês conhecerem e aprenderem um pouco mais sobre a
musicalidade da capoeira, analisando o trabalho de Silvio Acarajé vocês terão a
honra de aprender novos toques e seus respectivos fundamentos. O texto a seguir
foi extraído do encarte do CD Capoeira Primitiva de Silvio Acarajé. Axé!
Silvio Acarajé –
Capoeira Primitiva
Meu Mestre foi Paulo
Limão que está descrito no livro: Capoeira Angola- Waldeloir Rego. Como “Santo
Amaro”, o saudoso mestre nasceu em Santo Amaro da Purificação- BA foi para
Salvador e tornou-se então contramestre de Caiçara; o mestre Caiçara,
considerado então na época (Limão) como um dos melhores Angoleiros da Bahia,
deixando sua marca de forma inesquecível nas rodas realizadas no Terreiro de
Capoeira do Mestre Pastinha, sendo até escolhido por Mestre João Grande como
seu companheiro de jogo; de toque firme e característico no berimbau é possível
ouvi-lo no LP de seu Mestre: o Caiçara.
Os toques que lá se
ouvem são do mestre em questão. Quem ensinou-lhe os toques, dizia-me sempre
foi: Mestre Gato e Mestre Canjiquinha , Limão com o firme propósito de não
deixar a cultura e os toques da Capoeira Angola (e Regional) ficar no
esquecimento ou mesmo morrer, e tendo em vista o visível interesse em aprender
de Silvio Acarajé e seu sobrinho Limãozinho (agora meu cunhado), passa então a
ensinar-nos os segredos do berimbau, da dança, no jogo e na luta da capoeira,
seja Angola ou Regional.
Eu, pessoalmente
dediquei-me ao máximo, aprendendo tudo o que ele me ensinava e sempre buscando
mais, perguntando sobre toques os mais esquecidos e difíceis e como se jogava
também! Vendo também Mestre Canjiquinha, Gato, tocadores da Ilha e Mercado
Modelo; a decorar os sete toques da Capoeira Regional; daquela época para cá
(1970) aprendi muito, foi realmente um curso.
Isto que estamos
começando a fazer é um trabalho de “base”, que tem naturalmente a força dos
Nossos Ancestrais! É um trabalho que traz à tona, o que estava perdido no
fundo, encoberto pelo lamaçal do descaso, do esquecimento.
Eis aqui, os toques
de berimbau em Gêgy, Angola e outros toques exóticos usados no passado, na
Capoeira Angola, guardados outrora em segredo, a sete chaves pelos velhos
mestres, apresentados aqui pela primeira vez, de forma tão abrangente ao
público capoeira.
Gostaria e salientar
e peço o testemunho dos velhos mestres capoeiras que ao passar dos tempos os
toques impregnados de axé (os segredos do berimbau) vinham apagando-se da
memória dos capoeiras, toques esses que os capoeiras atuais nem sequer ouviram
falar! São Toques em Gêgy, como a Angola, o São Bento Grande, o Gêgy Puro,
todos esses tocados à maneira Gêgy, que
é bem diferente dos conhecidos.
A Angola Dobrada, a
Cavalaria Antiga, o Aviso e o Tico-Tico, que são executados à maneira do ex-
negro- escravo, o festivo Barravento, o Bizarro Muzenza.
Vamos viver sim,
reviver de modo espetacular e autêntico, embora que de um peso colossal de
tradição, o que mais rico, puro e brilhante da cultura Afro-Baiana existente; a
magia musical da Capoeira Angola; sua mandinga seus mistérios...
Vamos reviver a Velha
Bahia da Capoeira, ou se preferirem, a Velha Capoeira da Bahia.
Silvio Acarajé
(Silvio dos Santos)
Toques do CD Capoeira Primitiva- Silvio Acarajé
1- Angola Santo Malandreu: Criação Silvio Acarajé, uma ladainha, uma preparação para o início do jogo da capoeira.
1- Angola Santo Malandreu: Criação Silvio Acarajé, uma ladainha, uma preparação para o início do jogo da capoeira.
2-
Gegy: É um toque vigoroso.
O jogo da capoeira é em Angola, a diferença está no toque do berimbau, no
repique onde predomina a influência do Gegy- Nagô.
3-
São Bento Grande em
Gegy:
A capoeira é jogada na forma idêntica ao São Bento Grande de Angola. A
diferença está no repique Gêgy. No final desta faixa, o ritmo é mudado para
Angola.
4-
Jogo de Fora: É um toque
rapidíssimo, para um jogo de reconhecimento do adversário. Visa observar suas
falhas, acontecendo o “Jogo de Dentro”.
5-
Jogo de Dentro: Toque muito bonito e
vigoroso, começa a moda de São Bento Grande Regional e termina de forma
espetacular, numa Angola. No jogo, os contendores enfrentam-se dentro da área
do outro, para aplicar e, defender-se dos golpes. É um jogo mais avançado,
próprio dos capoeiras bem adiantados na “Arte-Luta”.
6-
Dandara: Criação de Silvio
Acarajé, homenagem às mulheres que praticam a capoeira. Dandara de acordo com
os registros de Palmares, foi o grande amor de Zumbi, o Rei dos Quilombos dos
Palmares.
7-
São Bento Grande de
Angola:
“Triplique” por ser constituído por obras de repiques tão rápidos, o ritmo se
“triplica”.
8-
Samango: Toque antigo é
executado batendo-se com a baqueta só embaixo do dobrão, portanto, usando-se
somente uma nota. O jogo é muito curioso, praticamente não há ginga, bate-se o
pé no chão (um pé só) num movimento de pedalar ao contrário soltando
bruscamente os golpes, enganando o adversário.
9-
Muzenza: É originário do
Candomblé, e no jogo da capoeira, demonstra-se desprezo ao adversário.
10- Angola Dobrada: Pode-se dizer que é o mesmo jogo da Angola,
só que o capoeira joga com extrema atenção e na mesma abertura do adversário
entrando de cabeça, mãos e pés.
11- Tico-Tico:
É um toque no qual a batida da palheta e chocalho do caxixi, imita o pássaro.
Dizem os nativos que é muito usado na Ilha de Maré, refúgio dos escravos,
capoeiras e pessoas ligadas à cultura afro.
12- São
Bento Pequeno de Angola: No jogo da capoeira, os contendores jogam mais em
pé sem levar a efeito os golpes, tendo um caráter mais demonstrativo, visando
aprimorar os movimentos.
13- Cavalaria Antiga: Toque que era executado com a finalidade de
avisar aos negros foragidos da chegada de alguma patrulha da cavalaria,ou
qualquer outro inimigo de então.
14- Angola em Gêgy: Ritmo cadenciado, vigoroso, exige do
berimbau uma técnica aprimorada.
15- Idalina de Angola: Somente usado pelos capoeiras mais
adiantados, que jogavam com uma navalha virada, inversamente colocada, segura
entre os dedos dos pés dos capoeiristas, que tentavam atingir tendão do seu
oponente.
16- Barravento: Pode-se dizer, um dos mais bonitos toques da
capoeira, muito rápido, agradável de se ouvir em que o solista demonstra os
infindáveis recursos de repique que há no berimbau. O jogo é solto, muito á
vontade; é uma demonstração de alegria.
17- Ave-Maria:
Com início lento, demonstrando equilíbrio e conhecimento da arte.
18- Aviso: Pouco conhecido,
esquecido. Muito antigo e de execução super-rápida. Tinha como finalidade de
alertar os escravos da presença inimiga.
muito bom, fiquei sabendo de coisas que eu não sabia, isso mesmo, fundamentos tem que ser postado.
ResponderExcluirmuito bom, fiquei sabendo de coisas que eu não sabia, isso mesmo, fundamentos tem que ser postado.
ResponderExcluirMuito bom documentário viu!!
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