segunda-feira, 22 de julho de 2013

Capoeira- algumas frases e homenagem a Frede Abreu



Frases de Mestre Curió
“Capoeira é arte, dança, malícia, filosofia, malandragem, teatro, música, coreografia e não violência. Só passa a ser perigosa na hora da dor”...

“Para mostrar que é bom o capoeirista não precisa bater”...

“Capoeirista é calmo. Devagar para o angoleiro ainda é pressa. Eu só tive pressa para nascer, pois sou de sete meses”.

Trecho da música Sucrilhos- Criolo
“Eu tenho orgulho da minha cor
Do meu cabelo e do meu nariz
Sou assim e sou feliz.
Índio, caboclo, cafuzo , criolo,
sou  brasileiro.

Frase de Waldemar da Paixão
“Você pega os berimbaus, une os toques uns com os outros e dá vontade de ir pra roda fazer o que Deus manda.”

Homenagem a Frede Abreu.
Frederico José de Abreu, 66 anos, faleceu no dia 11 de Julho de 2013. Frede foi um grande pesquisador e estudioso da capoeira e da cultura afro- brasileira. Tem um vasto material ligado a capoeira, material este que eu em particular ressalto o livro “O barracão do Mestre Waldemar!  Que Deus lhe abençoe e conforte sua família!
Texto de Frede Abreu
“Na vadiação a capoeira se juntou com o berimbau pra festejar a aliança da Paixão, Waldemar pintou o arco musical.
Ah! Essa negra mania baiana de tudo enfeitar, de tudo misturar de repente assim:
A cor e o som, a cabaça, em suas mãos.
Odora!
O berimbau se transformou no arco- íris musical.


Nenhum comentário:

Postar um comentário