segunda-feira, 19 de novembro de 2012

MARIA FELIPA DE OLIVEIRA 1822.

 
 Maria Felipa de Oliveira, maravilhosa Mulher baiana que em Itaparica organizou a resistência e impediu que a marinha Portuguesa influísse decisivamente para o lado dos dominadores nas guerras da Independência. Comandou 40 Mulheres que num ato de Ousadia e muito desembaraço queimaram 42 barcos da esquadra, permitindo ao povo de Salvador a supremacia nos embates e a definição da situação, com a vitória sobre as tropas da dominação Portuguesa. 

Maria Felipa é um verdadeiro mito, mulher bela e portentosa fisicamente, Capoeirista e sem medo. Uma Heroína que orgulha os Baianos e a todos Brasileiro, Maria Felipa é estudada nas Faculdades e Universidades. Tem uma representação da Mulher ideal, por ser a Mulher simples do Povo que esta preparada chega e decide. Mulher Radiosa que merece uma estátua por sua honra.
Maria Felipa de Oliveira, em Itaparica Comandante.

DIREITOS RECONHECIDOS E AGRADECIDOS ETERNAMENTE
F1 http://www.famettig.br/entrevista/imagens/filipa2.jpg

Salve Maria Felipa, nossa Rosa Palmeirão, Maravilhosa Capoeirista, inacreditável Maria Doze Homens. Orgulho da Mulher Baiana e Brasileira, bela e lutadora, feminina e Guerreira. Uma Mulher Santificada. Maria Felipa de Oliveira, em Itaparica Comandante, na Guerra de Independência na Bahia

Um comentário:

  1. muito legal e interessante a historia dela, quando comecei a ler não imaginava q fosse a "maria doze homens", a tão falada como exemplo de mulher em nossa escola!!!!

    ResponderExcluir