Escolhi postar no Blog um pouco da História deste ilustre Mestre (M.Caiçara), por conter ensinamentos e fatos que para nós capoeiristas é de suma importância sabermos para podermos refletir sobre o que é Disciplina, Educação e Respeito. Respeitem para ser respeitado! História pesquisada em blogs na internet.
MESTRE CAIÇARA.
Uma das Lendas da Capoeira, sua história mais parece tirada de livros de ficção. Numa época em que o Pelourinho não tinha o glamour de hoje. Mestre Caiçara ditava as regras num território de prostitutas e cafetões; de traficantes e malandros todos tinham que pedir a sua benção.
Gravou um dos principais discos da capoeira angola, onde exemplifica os diversos toques de berimbau, além de cantar ladainhas e samba de roda. Faleceu em 26 de agosto de 1997.
André Luiz Lace Lopez se lembrou do Mestre Caiçara em um artigo publicado no Jornal dos Sports do Rio de Janeiro:
Longas décadas atrás, preocupado com os crescentes pedidos para comparar a Capoeira com as demais lutas, aproveitando uma de minhas visitas a Salvador, passei o problema para o Mestre Caiçara.
“- Cada qual no seu qual,” retrucou ele, genialmente, eliminando de vez o falso problema.
Pouco depois, em São Paulo aconteceu outra, ainda melhor. Convidado, por um ex-aluno seu, para dar uma “volta ao Mundo”, Caiçara notou que o “garoto estava jogando com certo atrevimento”, foi o que bastou para o Mestre dar uma cabeçada desconcertante, jogando seu ex-discípulo fora da roda e aproveitando, mais uma vez, para professorar:
“- Roupa de homem não dá em menino.
Esses meninos de hoje, mal sabem soletrar, já pensam que sabem ler.”
PENSEM NISSO! Axé a Todos.
muito legal,ele deve teve sido um ótimo mestre de capoeira.
ResponderExcluir