sábado, 19 de setembro de 2009

Pesquisas em Destaque!

Esta parte do Blog, foi criada para darmos destaque, aos trechos dos melhores trabalhos dos alunos (as), da Escola de Capoeira Ginga dos Ventos, sobre a pesquisa que os mesmos desenvolveram a respeito do filme Mestre Bimba a Capoeira Iluminada e sobre as Professoras Bebezonas!
Axé a todos aqueles que se dedicaram a este trabalho com muito amor e respeito!


“Assim como a cruz representa o amor de Jesus pela humanidade. Mestre Bimba representa o sol para os capoeiristas, pois o sol nas palavras do Mestre Acordeon, significa um Deus de energias, energia esta, essencial à vida humana, que tinha poder de renovar-se, assim como, precisamos do sol para sobreviver. (Bispo, Aluno pré-estágio - Cordão Amarelo e Azul).

“Na Ginga dos Ventos, o aluno tem que fazer por merecer a troca de graduação, tem que ser conquistado com seus méritos e não simplesmente comprado, esta estão preocupadas principalmente em formar verdadeiros capoeiristas.” (Bispo, aluno pré-estágio - cordão amarelo e azul).

“Em minha opinião, o Mestre Bimba ensinava, além do jogo, não ensinava apenas a jogar capoeira, mais sim a ter coragem, honestidade, disciplina e respeito, isso é construir homens!” (Renata Cristina, aluna iniciante).

“Ficou a mensagem que quando se leva uma vida com coragem, para superar os limites e obstáculos e com um bom Mestre para se espelhar, o caminho a ser deixado para ser seguido pelas pessoas será sempre lembrado com louvor.” (Renata Cristina, aluna iniciante).

“Acredito, que ele foi um homem guerreiro, pronto para ensinar e aprender, mas também de personalidade forte, para mostrar a que veio!” (Renata Cristina, aluna iniciante).

“Quando buscarmos a fazer qualquer coisa em nossa vida temos que ser perseverantes, por que nada acontece da noite para o dia e tudo tem sua hora.” (Francisco, aluno graduado)

“Quando uma pessoa é verdadeira, ela nunca teme nada. E quando ela chega neste degrau com certeza ela está do lado de Deus!” (Francisco, aluno graduado)

“Para Mestre Decânio é Jesus no céu e Mestre Bimba na Terra. Jesus pelo ato de amor que demonstrou pelos homens e por sua sabedoria e Mestre Bimba por ser um dos maiores Mestres de Capoeira que já existiu, pelo seu ensinamento e dedicação que teve com seus alunos, pelo homem que foi.” (Blenda- aluna iniciante).

“Mestre Bimba tinha uma personalidade forte, ele sabia o momento certo de agir, de falar, de ouvir de surpreender. Ele agia conforme a sua consciência. Não era homem de “duas caras”, tinha uma “cara” só.” (Blenda- aluna iniciante).

“Este filme representa a trajetória de Mestre Bimba, dentro de um circuito de transformações gerais, em contextos sociais, filosóficos, políticos e educacionais para uma realidade encarada na época como a revolução de um esporte que em tão pouco tempo era proibido por lei.” (Cesário- aluno intermediário – cordão azul).

“Antigamente a sociedade pensava que a Capoeira era coisa de delinqüentes, ignorantes, de mau caráter. Mas Mestre Bimba um homem direito e sério mudou a cabeça de grande parte.” (Vivian- aluna iniciante - cordão verde).

“Eu me sinto segura, disposta a tudo que vem pela frente. Meu coração tem três partes e uma é da Ginga dos Ventos!” (Vivian- aluna iniciante - cordão verde).

“Jesus foi o defensor dos homens, Bimba um exemplo de capoeirista que iluminou o caminho de muitas pessoas, mas os dois tem algo em comum, eles tiveram dificuldades na vida, mas nunca desistiram de batalhar pelo que é certo.” (Ingrid- aluna intermediária - cordão azul).

“As pessoas até hoje agem com hipocrisia, quem consegue entender as razões que motivam os conflitos, geralmente agem em benefício próprio, no caso o mestre agiu, conquistando a confiança dos opressores e despertando nos capoeiristas uma mudança no comportamento, fato esse que foi determinante para recolocar a capoeira no seu lugar de direito”. (Wilson- aluno nível Básico – cordão amarelo).

“Mestre Bimba sabia como ninguém da época identificar no camarada suas limitações. Soube lidar com as questões sócio políticas e não abandonar a sua comunidade, muito pelo contrário, utilizava suas habilidades para educá-las. (Wilson- aluno nível Básico – cordão amarelo).

“Presenciei a história de um homem que tem admiração de muitos mestres, professores capoeiristas, historiadores coisa que não é tão comum. Tenho o orgulho de divulgar a capoeira. Praticando a capoeira fico de bem comigo mesmo e com as pessoas ao meu redor, e como discípulo das Professoras Bebezonas tenho certeza de que estou aprendendo uma capoeira firme, embasada nas origens históricas e nos antigos mestres.” (Wilson- aluno nível Básico – cordão amarelo).

“Com o filme eu vejo o quanto sou abençoada em praticar este esporte. No meu lado pessoal, psicológico e moral o filme me faz lembrar o porque treino capoeira, eu treino por amor, mas ela me ajuda a sempre melhorar estes três aspectos que citei acima. Como discípula das Professoras Bebezonas, eu vejo que em tido o que aprendo tem fundamento e que elas não me ensinam só capoeira, mas também são “construtoras de mulheres e homens”. A mensagem que ficou para mim foi que não importa os obstáculos, mas sim a vontade de realizar seus objetivos, Bimba teve vontade e hoje a capoeira está expandida no mundo todo.” (Francislene- aluna nível avançado I – Cordão verde e amarelo).

“O comentário de Mestre Acordeon, tem base no título do filme: “Mestre Bimba a capoeira Iluminada”, é uma comparação feita com a luz que a capoeira de Mestre Bimba nos traz, quando ele diz que Mestre Bimba era o sol, ele quer dizer que ele tinha um brilho próprio dentro de si, tinha amor em ensinar a capoeira.” (Deusiane- aluna nível básico- Cordão amarelo).

“Só com a confiança e o respeito permite o ensino”.
Um homem, guerreiro com um conhecimento sobre natural, em uma época onde os negros sofriam com os preconceitos, mas a sua personalidade e suas atitudes não permitiram que ninguém atrapalhasse o seu objetivo, que era o de criar uma arte respeitada.”(Sandro- aluno nível avançado I – cordão verde e amarelo)


2 comentários: